BONECA BARBIE

O INICIO
O conceito de Brinquedo Modular - conjunto inicial vendido com pouco lucro, e acessórios vendidos separadamente com lucro maior - iniciado com o Trem Elétrico no final do século XIX e que desde então tem norteado o mercado de brinquedos, chega na década de 1950 ao Mercado de Bonecas com as chamadas Bonecas de Moda ou Bonecas que trocam de roupas.
Esse Conceito propicia maior lucratividade às Fábricas uma vez que a venda de uma boneca é apenas o começo de um processo pois a criança vai querer mais acessórios e roupas para trocar.
Na Década de 1950 várias Fábricas europeias lançaram Bonecas de Moda e diversos conjuntos de roupas para trocar. Uma dessas Bonecas é muito importante pelo impacto mercadológico que causaria anos depois; a Boneca Bild Lilli da fábrica O&M Hausser na Alemanha.

Em 1952 o jornal alemão Bild publicou tiras de quadrinhos com uma personagem feminina de nome Lilli, criada pelo ilustrador Reinhard Beuthien para preencher os buracos sem notícias do jornal. Estampada nas histórias de maneira pornográfica Lilli costumava perseguir homens ricos em busca de dinheiro e sucesso.
Em 1955 a personagem foi transformada na boneca Bild Lilli pela O&M Hausser que fabricou 130 mil exemplares. Vendida em bares e tabacarias, Bild Lilli não era direcionada para as crianças. Era uma boneca erótica, que ficava sentada e servia tanto para ser colocada no painel do carro como um presente para as namoradas no lugar das flores.

Ruth Handler, filha de imigrantes poloneses nos Estados Unidos, começou a trabalhar cedo na drogaria de sua família. Casou-se com Elliot Handler, um amigo de escola e fundador de uma pequena empresa de molduras de madeira chamada Mattel. Na marcenaria, Elliot começou a produzir outras peças de madeira, como brinquedos, instrumentos musicais e até bonecos. Em 1956 o casal passava as férias com a família na Suíça quando Ruth, fazendo compras com sua filha adolescente, viu uma boneca que não conhecia, chamada Bild Lilli, que chamou sua atenção por ter aparência e proporções de mulher adulta. Ruth comprou algumas Bonecas e convenceu o marido a fabricar uma boneca semelhante que foi lançada em 1959.
Assim nasce a Boneca Barbie.
A Barbie foi lançada em 9 de março de 1959 em Nova Iorque, vendendo mais de 350 mil unidades. Logo em seguida a Mattel foi processada pela O&M Hausser sob acusação de plágio. Em 1964 a Mattel comprou os direitos de fabricação da boneca Bild Lilli, pondo fim a uma acirrada disputa judicial.

O UNIVERSO BARBIE
Seguindo o conceito de Brinquedo Modular, a Boneca Barbie é a figura central de um circulo de personagens, amigos e parentes, que foi se expandindo a partir de 1961.
As roupas e acessórios da Barbie formam um padrão horizontal e seus amigos e parentes expandem esse padrão verticalmente. Assim, o mercado ficou muito mais extenso, oferecendo às crianças diversas bonecas com diferentes roupas e acessórios.
O primeiro personagem desse Universo é a Boneca Barbie lançada em 1959 e o segundo é o Boneco Ken lançado em 1961. Ken é o Namorado da Barbie, uma inovação; Barbie é a primeira boneca que assume um namorado.
Mas outros personagens vieram. Em 1963 foi a vez da Midge, amiga da Barbie e em 1964 a Skipper, irmã caçula que em 1966 deu o lugar para os novos caçulas da família; Tutty e Todd.
Em 1966 o Universo Barbie era composto de 10 personagens:
Barbie
Ken - Namorado da Barbie
Francie - Prima da Barbie
Skipper - Irmã caçula da Barbie ( até 1966 )
Tutti e Todd - Irmãos caçulas gêmeos ( a partir de 1966 )
Midge - Amiga da Barbie
Skooter - Amiga da Skipper
Ricky - Amigo da Skipper
Allan - Amigo do Ken
Para o Colecionador esses personagens tem o mesmo peso e a mesma desejabilidade uma vez que todos tem um elo em comum. É o chamado Universo Barbie.


Itens 0 á 0 de um total de 0