
A coleção aqui apresentada é de trens elétricos de bitola O que rodam em trilhos com 35 mm de largura, o que corresponde à escala 1:45 na Alemanha. A maioria dos trens desta coleção foi fabricada na década de 1930 com funcionamento elétrico de baixa voltagem (20 volts com transformador ligado a rede elétrica). A única exceção é a locomotiva e os vagões mostrados nas fotos 4 a 9 que representam o trem que fazia a linha Saint Gotthard na Suíça e que foram fabricados em 1919. São movidas a alta voltagem de 220 volts com variador de velocidade ligado a rede elétrica e com duas lâmpadas de filamento de carvão. Muitas peças estão com sua caixa original e folheto de instruções e funcionam perfeitamente. Outra característica comum é que todos os trens aqui apresentados foram fabricados pela Marklin, fábrica alemã cuja História apresentamos a seguir:
No dia 20 de Julho de 1989 foi a leilão pela firma Cristies a maior coleção de brinquedos antigos jamais reunidos. Tratava-se de 3.000 raridades da coleção do Conde Antônio Giansanti Coluzzi. A grande maioria era de trens em miniatura do final do Século XIX e início do Século XX como locomotivas com mecanismo a corda e a vapor. Era a primeira vez que uma coleção de tal envergadura e qualidade aparecia no mercado.
Uma a uma as peças foram sendo vendidas com recorde de valor. Uma locomotiva Coupe-Vent foi arrematada por 11.000 libras esterlinas e a locomotiva 231 PLM foi vendida por 12.000 libras. Outra locomotiva, a vapor, encomendada pela família Wurttemberg em 1912, atingiu 29.700 libras.
Esses modelos de ótima qualidade têm uma coisa em comum: foram produzidos pela firma Marklin, a melhor, maior e mais antiga fábrica de brinquedos do mundo. Seus produtos têm engenho e precisão lendários.
Os trens Marklin praticamente não precisam de conserto, só se quebram se a gente os jogar pela janela, afirmou certa vez Clive Lamming, um dos maiores especialistas europeus em trens elétricos.
Quando pegamos um trem da Marklin em mãos estamos, de certo modo, segurando história também. Todos os inventos técnicos e detalhes das ferrovias de verdade podem ser encontrados fielmente reproduzidos em seus modelos. Um exemplo famoso é a automotriz Schienezeppelin movida à hélice de avião e com formato dos famosos dirigíveis que em 1931 bateu o recorde de velocidade atingindo 230 km/h. No ano seguinte réplicas dessa automotriz estavam andando nos trilhos da Marklin. A prateada Zeppelin tornou-se um dos itens clássicos da firma e é fabricada até os dias de hoje.
Theodor Friedrich Wilhelm Marklin ao fundar a fábrica em 1859 em Goppingen uma cidade no sul da Alemanha não imaginou que seus brinquedos fossem causar tanto fascínio. Theodor morreu passados sete anos e sua mulher Caroline dirigiu os negócios até 1888 quando seus filhos Eugen e Karl ambos com vinte e poucos anos tomaram conta dele. Inspirados na crescente popularidade dos caminhos de ferro que haviam começado a operar na Alemanha em 1835 eles começaram a fabricar trens em miniatura. Logo de início os irmãos Marklin demonstraram talento para inovar; na feira de Leipzig de 1891 apresentaram ao mundo o primeiro trem em miniatura com trilhos modulados de tal forma que se podia ampliar indefinidamente a linha férrea simplesmente adicionando-se mais trilhos. Desenhada para a bitola 1 com 45 mm de largura entre trilhos era uma idéia revolucionária sendo seguida por todas as fábricas de trens da época. Em 1897 introduziram outra novidade sensacional, de novo na feira de Leipzig: o primeiro trem movido à eletricidade do mundo. Em vez de mecanismo a corda ou vapor este andava com corrente elétrica de 220 volts, uma mudança arrojada, uma vez que a maioria dos lares não tinha ainda eletricidade. Por volta de 1900 construíram a famosa fábrica de tijolos brancos que é sua sede até hoje, resistindo às duas Guerras Mundiais. É desta época também a introdução dos trens bitola O com 35 mm de largura entre trilhos e com escala 1:45.
Por volta de 1930 os irmãos tomaram uma importante decisão: a de tornar a firma especializada em trens de brinquedos.
Os trens apresentados abaixo são os testemunhos dessa História.





