PUBLICIDADE

As indústrias de brinquedos, sempre contaram com apoio publicitário para incrementar suas vendas.
No começo esse apoio era na forma de cartazes distribuídos pela cidade onde as fábricas estavam sediadas e colados em muros e postes. Esses cartazes, na sua maioria, eram uma espécie de catálogo, com um pequeno desenho à bico de pena do brinquedo, sua descrição, suas dimensões e os preços. Eram impressos nas mesmas gráficas que imprimiam as embalagens, sem nenhum compromisso com a teoria da Propaganda.
Com o crescimento do mercado e das fábricas cresce também a demanda por divulgação e a verba para publicidade. Assim foi possível a veiculação de anúncios em jornais. Esses anúncios, mais elaborados, eram produzidos em escritórios especializados. Nascia assim uma triangulação entre produção, divulgação e mídia que perdura até hoje.
Com o surgimento das Histórias em Quadrinhos ou Gibis na década de 40, surgia uma mídia diretamente dirigida para as crianças lerem, fato inédito até então. Esse tipo de mídia foi muito bem aproveitado pelas fábricas de brinquedos que além de veicularem anúncios começaram a fabricar os personagens das Histórias criando assim um vínculo muito interessante; Os Gibis divulgavam os brinquedos e as fábricas divulgavam os personagens dos Gibis.
A mídia Televisão veio a seguir e descobriu - se que em determinado horário a audiência era composta só por crianças e assim foram criados programas para elas, patrocinados, é claro, por fábricas de brinquedos.
Grandes e milionárias campanhas foram criadas e saudosos programas de TV dirigidos às crianças fizeram história e estão na memória dos adultos de hoje, Quem não se lembra do PROGRAMA PIM PAM PUM patrocinado pela ESTRELA nos anos 60 com o refrão: SETE E SETE SÃO QUATORZE, COM MAIS SETE VINTE E UM, CADA DIA DA SEMANA UM PROGRAMA PIM PAM PUM ?
Slogans como: A ATMA É ÓTIMA ou TROL... BOM MOTIVO PARA SER CRIANÇA são fortes e nos faz lembrar de um saudoso tempo.
Como quem consome brinquedo são as crianças mas quem compra são os pais, a publicidade de brinquedos é diferente da publicidade normal, pois tem dois alvos distintos e simultâneos; deve ser atrativo e belo graficamente para quem consome e salientar atributos práticos e vantajosos para quem compra.
Abaixo alguns cartazes e propagandas de brinquedos:


Brinquedos antigos -  - Anuncio de página inteira da Revista O Careta de 1936, das lojas Mesbla com destaque para os Trens Lionel
Anuncio de página inteira da Revista O Careta de 1936, das lojas Mesbla com destaque para os Trens Lionel
Brinquedos antigos -  - Capa da Revista del Giocattolo, publicação especialisada em brinquedos editada em 30 de outubro de 1947 na Italia
Capa da Revista del Giocattolo, publicação especialisada em brinquedos editada em 30 de outubro de 1947 na Italia
Brinquedos antigos -  - Cartaz Art Decô anunciando a Feira do Brinquedo Italiano em 1913
Cartaz Art Decô anunciando a Feira do Brinquedo Italiano em 1913
Brinquedos antigos -  - Cartaz chamando as crianças para visitarem o Pavilhão do Brinquedo na Feira de Milão, Italia, de 1935
Cartaz chamando as crianças para visitarem o Pavilhão do Brinquedo na Feira de Milão, Italia, de 1935
Brinquedos antigos -  - Cartaz de divulgação da industria de brinquedos Ingap de Milão, Italia, no inicio do século XX
Cartaz de divulgação da industria de brinquedos Ingap de Milão, Italia, no inicio do século XX
Brinquedos antigos -  - Cartaz promocional da Estrela mostrando a boneca Susi com roupas comemorativas ao Bicentenário da Independencia do Brasil em 1972
Cartaz promocional da Estrela mostrando a boneca Susi com roupas comemorativas ao Bicentenário da Independencia do Brasi
Brinquedos antigos -  - Logotipo da Fábrica Casablanca. Década de 1960
Logotipo da Fábrica Casablanca. Década de 1960
Brinquedos antigos -  - Logotipo, Art Deco, da Fábrica Lionel de Trens elétricos, USA, desde a década de 1930 até os dias atuais.
Logotipo, Art Deco, da Fábrica Lionel de Trens elétricos, USA, desde a década de 1930 até os dias atuais.
Brinquedos antigos -  - Propaganda da Loja Mint and Boxed de Londres. Década de 1980
Propaganda da Loja Mint and Boxed de Londres. Década de 1980
Brinquedos antigos -  - Propaganda de página inteira na revista Turma da Mônica, de 1980, onde a Estrela apresenta Torak, o inimigo do Falcon
Propaganda de página inteira na revista Turma da Mônica, de 1980, onde a Estrela apresenta Torak, o inimigo do Falcon
Brinquedos antigos -  - Propaganda de pagina inteira na revista Turma da Monica, de 1980, onde a Estrela dá destaque ao novo aliado do Falcon; o robot Roboy.
Propaganda de pagina inteira na revista Turma da Monica, de 1980, onde a Estrela dá destaque ao novo aliado do Falcon; o